sábado, 20 de agosto de 2016

A personagem mais injustiçada que já conheci

A ideia para este post surgiu de um comentário em um post do Dia das Mães do Facebook (sim, faz tempo).
Vocês conhecem Hester Shaw, de Mortal Engines? Acho que quem leu os até agora três livros publicados, vai concordar comigo que a personagem é muito injustiçada. Sempre a julgam antes de conhecê-la melhor apenas porque ela tem o rosto arruinado por uma cicatriz que lhe foi causada quando criança, o que é de uma covardia profunda. Tanto é, que existe um momento no livro três, quando uma pessoa não vê seu rosto, em que não há esse julgamento e o homem a acha mesmo atraente.
Eu acho Hester ótima. E não entendo porque o autor a desvaloriza tanto. As pessoas automaticamente desconfiam dela só por causa da aparência e o autor “justifica” isso a corrompendo para que os outros possam posar de inocentes.
E eu acho que é um ciclo vicioso. As pessoas desconfiam dela, ela acaba fazendo algo ruim e segue. Porém, exceto em pouquíssimos casos, quando o personagem é um homem com o rosto arruinado que defende todos à sua volta, ele é “perdoado” de sua feiura e aceito pelo outros. Eu só achei que meio que forçaram a barra com Hester, tanto que a barra quase quebra de tanto envergar. Principalmente no livro três, depois que ela passou anos e mais anos vivendo em determinada sociedade. As pessoas já deveriam ter se acostumado com ela e a tratado melhor. Porém, basta ficarem com raiva dela, que a primeira coisa que surge é uma menção à sua aparência.
Então, estendendo mais o que falei no post original, me vem uma questão: personagens injustiçados até mesmo pelo autor.
Quer dizer, eu entendo um personagem ser injustiçado pelos outros personagens, pelo menos, até que ele se prove, se for o caso. Insistir em injustiçar um personagem com pessoas que não sejam rivais ou inimigas é perda de tempo e um recurso pobre à história. De que adianta insistir nisso? Qual será o objetivo? Converter aquele personagem para o mal, apenas para provar que seus antagonistas estavam certos o tempo todo (apesar de não estarem)? Sinceramente, acho um recurso narrativo muito baixo e falta de imaginação do autor. Há maneiras melhores de se fazer isso.
Enfim, encerro aqui minhas ideias sobre o assunto, antes que eu escreva uma novela sobre o que penso. E quanto a vocês? Quais outros personagens vocês acham que foram injustiçados em histórias que leram?

Nenhum comentário:

Postar um comentário