segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Influências das Crônicas Arturianas em "O Senhor dos Anéis".


Esta é para quem viu ou leu "O Senhor dos Anéis".

Le Morte D'Arthur - a mão no lago
Eu nunca havia reparado nisso, mas será que alguém aí percebeu que, em muitos pontos, essa história é bastante parecida com a velha história do rei Arthur? Vou dar alguns exemplos, pois eu ainda não li muito sobre isso, mas, tendo lido algumas partes do livro Le Morte D'Arthur, percebi que os finais são razoavelmente parecidos.

Exemplo? Quando o rei Arthur está para morrer, ele pede a um de seus comandados que jogue sua espada em um lago. O homem hesita por duas vezes, mas, na terceira, acaba fazendo o que seu senhor comanda. Do lago sai uma mão que pega no ar a espada e a brande três vezes, mergulhando com ela em seguida. Em "O Senhor dos Anéis", quando Frodo briga com Golum pelo Um Anel, Golum arranca o dedo de Frodo e cai em um poço de lava. O anel cai depois dele e, antes de afundar, surge apenas a mão de Golum, que o segura no ar antes de afundar. Sei que parece forçação de barra, mas tem mais uma:

O Senhor dos Anéis - a mão de Golum
Em "Le Morte D'Arthur", quando se prepara para morrer, Rei Arthur se dirige a uma barca mística, que o levará a um país estranho e misterioso, Avalon, a origem de tudo e a ilha da magia. Um país onde poucos são os que podem entrar. Lembra algo? Se não, vou refrescar a memória: Galdalf, Bilbo e Frodo, ao final da jornada em "O Retorno do Rei" sobem em uma barca que os levará a uma terra estranha e misteriosa, o país dos elfos, a origem de tudo e a terra da magia. Refrescou a memória? Pois é, essas são apenas algumas das "coincidências" entre as histórias, ou alguém aí seria capaz de negar que a "Sociedade do Anel" lembra, e muito, a Távola Redonda, uma confraria de cavaleiros que deveriam se respeitar e amar como irmãos e proteger uns aos outros com sua vida?
A barca misteriosa de Artur

Tolkien foi uma pessoa muito inteligente ao contar sua história alterando a lenda de Rei Arthur para caber em seus propósitos. E o fez muito bem, tanto que nós, da era atual, não imaginamos que ele recorreu ao passado para contar as histórias de sua Terra Média. Um passado que, apesar de fantasioso, foi real, pois foi criado por alguém antes dele.

Se estou acusando Tolkien de plágio? De forma alguma! Apenas estou fazendo um paralelo, pois acho que é sempre válido e interessante imaginarmos de onde a história pode ter surgido.

A barca élfica de Frodo
Espero que tenham achado interessante. Fiquei fascinado quando estabelecei esse paralelo, que para mim fez todo o sentido do mundo. E vocês, o que acham? Concordam? Discordam?

Nenhum comentário:

Postar um comentário