quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Resenhando...

Normalmente eu não sou muito de resenhar livros, mas resolvi abrir uma exceção e resenhar este primeiro livro que li no ano. O livro é "O Espetáculo de Grimnlaud", de L. M. Carvalho, assinatura de Lucas Carvalho, autor nacional que publicou seu livro pela editora Canápe e o lançou na Bienal do Livro do ano passado, aqui no Rio de Janeiro.
Mas, vamos começar falando do que trata o livro, não é mesmo?


Sinopse - O Espetáculo de Grimnlaud - Lucas Monteiro Carvalho

Que as cortinas se abram e o maior espetáculo já visto se inicie! Durante um grandioso jantar em Asgard, um indivíduo poderoso e misterioso surge entre os deuses, apresentando-se como Grimnlaud, o deus de todo jogo, brincadeira e diversão. Os outros deuses ficam impressionados com seu carisma e ousadia, mas exigem uma amostra de seus poderes: se Grimnlaud conseguir diverti-los, será aceito entre eles; caso contrário, será decapitado e lançado nas terras incandescentes de Musphelheim. Assim se inicia seu grandioso espetáculo, onde dez mortais de Midgard são presenteados com moedas de ouro, e, a partir de então, devem se aventurar em busca das outras dez moedas espalhadas pelo fantástico mundo, visando as maravilhosas recompensas prometidas

Sinopse retirada de: http://www.skoob.com.br/livro/191422

Agora, minha resenha sobre o livro:

O livro de Lucas Carvalho tem uma narrativa ágil, quase cinematográfica, o que acaba por torná-lo muito interessante.
Uma coisa que me impressionou muito foi o fato do livro contar com cerca de 11 protagonistas (Digo cerca de, porque tudo muda e novos personagens secunários se tornam protagonistas, além de alguns protagonistas acabarem tendo mais destaque que outros). O autor consegue fazer uma história em que todos os personagens são muito bem aproveitados e, embora não se aproxime muito nas motivações de cada um pela busca que empreendem, o momento presente é muito bem colocado.
Outra coisa de que gostei muito foram os elementos de jogo de RPG que são claramente colocados na história: poções de mana, stamina, cura, etc. Para aqueles que, como eu, gostam de jogos de RPG para videogames ou PC, como Diablo e afins, esse se provou um ponto muito legal na história.
O desenrolar da trama também é bom e prende bastante. Confesso que não gostei de alguns cortes bruscos no cenário, algumas cenas eram curtas demais, mas, no geral, contribuiram para que a história ficasse dinâmica e para que todos os personagens tivessem igual oportunidade de aparecerem.
Quanto às críticas, creio que o texto precise ser revisado novamente, pois alguns erros na escritas precisam ser consertados. Não atrapalham o entendimento geral (na maioria das vezes), mas esteticamente o livro perde com isso.
Confesso que o final não me agradou, deixou coisas em aberto e eu imaginava que as coisas seriam solucionadas de outra forma, então essa parte não me agradou muito. Está bem escrita, mas não do jeito que eu faria. Mas, bem, eu não sou o autor, e talvez esteja sendo crítico demais. Só lendo pra ter certeza.
Enfim, muito bom livro, que me surpreendeu bastante e não deve nada para autores estrangeiros, sendo melhor do que muitos que li ultimamente.
Recomendo a todos que gostem de fantasia, aventura, elementos de RPG e tramas cheias de reviravoltas.

Eu dou 4 estrelas para o livro: a história é boa, ágil, mas não gostei muito do final, além disso, tem as falhas de revisão que eu já falei.

Vejam abaixo o booktrailer do livro:

Nenhum comentário:

Postar um comentário