quarta-feira, 18 de julho de 2012

O que me causa mal-estar

O que me causa mal-estar
Bruno Leandro

Sabe o que me causa mal-estar? É algo bem simples, mas de uma profundidade terrível: o desprezo pela juventude. Me causa um mal-estar horrendo ver como os mais velhos desprezam os mais jovens apenas por serem jovens. Se é jovem, é imaturo. Se é jovem, não tem qualidade. Se é jovem, não saber o que quer da vida. “A juventude é desperdiçada pelos jovens” – repetem a citação como papagaios, sem sequer saberem sua autoria ou propósito.
Não sou mais tão jovem (29 anos, quase um balzaquiano!), mas não posso deixar de me revoltar com tais afirmações. É como se um jovem não tivesse capacidade, posto que jovem. É como se um jovem não tivesse inteligência, já que jovem. É como se um jovem não tivesse potencial, ainda que jovem. Isso me irrita.
As pessoas têm uma tendência enervante de olhar para seu passado e achar que tudo era melhor em suas respectivas épocas. Se isso é mesmo verdade, as ditaduras e a época da escravidão devem ter sido maravilhosas, uma vez que já foram o passado de alguém. Eu não consigo concordar com essa mania de achar que o presente é enfermo e que o futuro é apenas um buraco negro que suga a esperança e a felicidade. Parece até que o daqui pra frente é apenas um degrau em direção ao fim de tudo. É muito triste esse tipo de pensamento. E hipócrita.
Acho incrível a hipocrisia das pessoas que criticam os jovens. São pessoas que, se não o são em suas vidas diárias, estão naquele momento amargas, desgostosas da vida e acham que precisam humilhar alguém para serem melhores e mais felizes. Quem são as vítimas escolhidas? Os jovens. No entanto, são essas mesmas pessoas as que dariam tudo para voltar ao passado e fazer tudo de novo, talvez até do mesmo jeito. Teriam cometido os mesmos erros, feitos as mesmas besteiras, falado as mesmas bobagens e vivido suas vidas da mesma maneira que viveram no passado. Quando alguém diz que “a juventude é desperdiçada pelos jovens”, está dizendo que faria melhor, que viveria melhor, que seria um melhor jovem do que os que aí estão. Será? Acredito que não. Eles tiveram suas chances. Claro que podem usar a desculpa: a maturidade nos trouxe mais sabedoria e por isso seríamos melhores jovens. Eu duvido. Se não são melhores pessoas de sua própria idade, por que seriam melhores jovens?
Então, este é meu mal-estar: a maldade e a negatividade jogadas por sobre os ombros dos jovens, a dúvida que desejam que os jovens tenham sobre suas capacidades e essa mania que as pessoas têm de achar que são superiores umas às outras por motivos que sejam: mais dinheiro, mais poder ou, no caso aqui mencionado: mais idade. Porém, se tal idade não trouxe compaixão, benevolência e tolerância, porque os faria melhores, já que não trouxe mais sabedoria?

Nenhum comentário:

Postar um comentário