quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Dia das Bruxas, Dia do Saci... Faz alguma diferença?




Hoje as redes sociais (americanas, mas usadas por brasileiros) estão em uma guerra nacionalista. Algo simples, do tipo: Viva a cultura nacional! Halloween é coisa do demo! Morram, seus americanos idiotas! (Ainda não, mas está quase chegando a isto.) Ok, mas, fiquem tranqüilos, que é só por hoje. Afinal, no fim do dia ainda estaremos navegando na nossa Internet, alguns de nós utilizando roteadores wireless, enquanto digitam em seus notebooks ou laptops. Em alguns casos, nos tablets, é claro. Muitas pessoas irão comprar ingressos para assistir a shows dos seus ídolos e ouvirão músicas em seus MP3s, assistirão a vídeos em seus DVD Players ou irão ao cinema assistir a um pipocão. Não sabe o que é isso? Mas aposto que conhece a palavra blockbuster, ou vai dizer que não?
O ponto em questão é bem simples: se queremos cultura nacional, se o que vem de fora não presta, não deveríamos sequer ouvir músicas estrangeiras ou ver filmes americanos (ou europeus, mas, estes, pouca gente assiste, mesmo). E isso deveria ser o ano todo, não em uma data específica.
Fizeram em 2003 um projeto de lei que cria o Dia do Saci, uma data que visa resgatar a cultura nacional. Sinceramente? Achei muito legal! Afinal, a grande verdade é que nossa cultura nacional está mesmo meio largada de lado. Isso quer dizer que sou contra o Halloween? De jeito nenhum? É engraçado ver gente se fantasiando e indo a festas de fantasia, como se fosse um Carnaval fora de época. E por que não? Acho que o mais importante e se divertir.
Só pra explicar: sou contra o Dia das Bruxas? Não? Sou contra o Dia do Saci? De jeito nenhum! Mas, cá entre nós, alguém realmente acha que o Saci, o lobisomem e a Iara nasceram no Brasil? O saci é uma adaptação do Barrete Vermelho, um monstro mais cruel e bem menos simpático ou travesso que o nosso. O lobisomem, bem, deste nem preciso dizer nada. E a Iara, então? Sereias, alguém? Enfim, o que quero dizer é que nossa cultura nacional original é só a indígena, então acho que, mesmo o Dia do Saci não é tão nacionalista assim. Porém, como nos apropriamos dessa figurinha tão carismática (mas só graças ao Monteiro Lobato), acho que está valendo.
No mais, estou com preguiça de defender algo que não precisa de defesa. Afinal, como eu já disse, amanhã estaremos todos pegando gelo em nossos freezers para colocar em nossos drinks pelo Brasil afora, não é mesmo? Quer dizer, exceto eu, já que não bebo álcool.   ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário