sexta-feira, 28 de outubro de 2011

O que é um Livro Bom?

Olá, pessoal. Como vão vocês?
O post de hoje é apenas uma opinião, uma ideia. Foi originalmente pedido por um amigo para ser publicado em uma seção de comentários de outro site. Mas, como acabou não sendo e não sou de desperdiçar o que faço, postarei aqui. Aqui eu falo sobre o que é um bom livro para mim. E vocês, o que acham? Será que vocês concordam comigo? Será que discordam?



O que é um livro bom?
Bruno Leandro

Bem, quando penso em livros, penso em mundos, em lugares inexplorados. Um livro ruim é um livro que fecha a porta para esses lugares. Já um livro bom é como a chave que abre essa mesma porta e nos convida a visitá-los.
Um livro bom é aquele me faz viajar dentro de sua história, que me faz me sentir como parte dela, que me absorve. É um livro que faz com que eu não perceba que fui raptado da realidade até que algum choque do cotidiano me traga de volta e eu, surpreso, me dê conta de que eu estava em outra dimensão.
Um livro bom é, em suma, algo inexplicável, dono de uma magia própria que faz com que você se envolva tanto em sua história que você possa ser capaz de odiar um personagem, amar outro, chorar a morte de um terceiro como a de um ente querido e torcer muito, mas muito mesmo, para que o personagem de quem você mais gosta tenha um excelente final, porque ele já não é mais um personagem para você. É um amigo amado que passou por muitas situações difíceis e que precisa de todo o apoio que possa receber. Ou seja: um bom livro faz você ir para uma outra realidade sem sair do lugar e se apaixonar por isso, desejando que suas novas experiências sejam sempre iguais as de ter lido esse livro.

Um comentário:

  1. É verdade, Bruno. Um livro para ser bom tem que tocar! Por isso sempre digo que classificar um livro como bom ou ruim é muito pessoal.Beijos

    ResponderExcluir