quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Resumo de duas semanas - parte 1


Olá pessoal!

Vocês devem ter notado (ou não) que eu não tenho postado com frequência aqui no meu blog. Eu tenho duas explicações para isso, mas a mais recente é a seguinte: eu passei duas semanas fora do ar, indo a congressos e seminários. Não serve de desculpas, mas eu não consegui me concentrar em muitas outras coisas (como escrever, por exemplo), já que estava totalmente focado nas atividades em que eu estava participando. E posso dizer que valeram muito a pena, essas duas semanas e contribuíram muito para o meu crescimento profissional e, claro, o pessoal, também. O que eu estive fazendo? Bem...

Braz-Tesol

Na primeira semana eu permaneci aqui no Rio de Janeiro, mesmo. Fui a uma convenção de professores e instrutores de inglês, chamada Braz-Tesol, que acontece a cada dois anos em alguma parte do país. Neste ano, eu dei sorte e acabou acontecendo aqui na minha cidade, na Faculdade CCAA. Isso foi ótimo para mim, pois diminuiu bastante os custos que eu teria. Não tive que me preocupar com muita coisa além da inscrição e transporte. Teve a alimentação, claro, pois a convenção durava o dia inteiro e foram quatro longos dias, o dia inteiro, das 8h às 18h. Sinceramente, eu saía exausto ao fim de cada dia. Mas, verdade seja dita, aprendi muitas coisas interessantes e práticas, que posso usar com os meus alunos em sala de aula para tornar o ensino de línguas uma coisa mais efetiva e atraente. Havia gente de todos os cantos do mundo e eu me senti muito gratificado com a experiência, que espero repetir na próxima convenção, seja ela em que parte do país for.

A Faculdade CCAA tem uma localização boa, ficando no bairro Riachuelo, quase perto de minha casa, o que foi ótimo, pois era tranquila a minha movimentação até ela. Os mais de oito andares do prédio estavam quase todos ocupados com oficinas, palestras, exibição de patrocinadores e de algumas lojas e livrarias específicas para materiais relacionados ao ensino e aprendizagem de línguas. Parte dos eventos aconteciam em uma tenda que fora montada no estacionamento. Fiquei maravilhado com a estrutura da convenção.

Participei de oficinas sobre o uso de séries, vídeos, música, jogos de RPG, literatura... enfim, uma gama enorme de maneiras de tornar a língua, e o ensino de línguas, mais atraente. Como sou marinheiro de primeira viagem, não sei se escolhi as melhores oficinas e palestras para um iniciante, mas não tenho certeza de que exista realmente o “certo” e o “errado” quando se trata de tais opções. O importante é que eu vi muitas coisas das quais não tinha noção. E aprendi. E, como todos sabem, conhecimento nunca é demais.

Ganhei muitos materiais que pretendo utilizar no futuro, entre eles alguns livros destinados ao ensino de línguas para os estudantes do ensino fundamental. Acho que posso aproveitar vários exercícios dos livros que ganhei, embora eu deva dizer que ainda não tive tempo e/ou oportunidade de estudar o que recebi com calma, pois tudo é ainda muito recente. Comprei também um livro, que explica com humor alguns erros e confusões que não nativos podem cometer quando usam a língua ou quando tentam ouvi-la.

Esta primeira semana foi bastante proveitosa, quanto à segunda... bem, falarei dela melhor na segunda parte do post, pois ele acabou ficando muito maior do que eu planejava.

Amanhã tem mais, pessoal. Não sejam tímidos e voltem para a segunda parte do post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário