quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Um leve desabafo

A Banalização da Violência
Bruno Leandro

É engraçado como no Youtube cenas de sexo explícito são proibidas. Não discordo, têm que ser proibidas, mesmo. Mas violência pode. Pode? Não pode! Não deveria poder, na verdade.
Sou contra exibições de brigas, maus-tratos e espancamentos no Youtube. Por quê? Porque sou contra a banalização da violência.
Hoje em dia as pessoas não se chocam mais com a violência, pois estão tão acostumadas a vê-la que esta se torna algo corriqueiro. E o que vem daí? A violência se torna algo banal, a ser, inclusive, debochado. Um exemplo? Um cara mata a mãe, fala uma frase que é considerada "engraçadinha" e isso vira hit/meme da internet. E a mãe que ele matou? Ah, já está a sete palmos, mesmo, pra que se preocupar com isso?
Aliás, se fossem só as palavras, eu ficaria até satisfeito. Mas, e os atos?
Duas crianças - isso mesmo: crianças! - brigam, arrancam os cabelos uns dos outros e seus amigos (?) gravam e colocam no Youtube, para todos verem. Acessos? Inúmeros. Críticas? Poucas, quando existem. No geral, aparecem várias pessoas para botar lenha na fogueira e dizer que "está certo", que "tem que enfiar a porrada, mesmo", que "se fosse eu, batia até tirar sangue". Como é possível uma coisa dessas? A que ponto chegamos, de debocharmos da violência sofrida/praticada por crianças? Crianças que, aliás, deveriam se preocupar com brincadeiras, com jogos, com a vontade de ficarem adultas logo, mas não com esbofetearem umas às outras e acharem isso bonito. Não sejamos hipócritas, isso sempre aconteceu e sempre acontecerá. Quantos de nós não brigamos ou batemos ou apanhamos quando éramos pequenos? A minha preocupação é com isso se tornar “comum”, “normal”, “digno de ser exibido na internet”. Será que isso é certo? Eu não acho, acho doentio.
Estamos ficando cada vez mais frios, cada vez mais distantes. Será que há uma cura para isso? Será que pararemos um dia de ligar para o sofrimento alheio? Sinceramente, eu prefiro não estar mais neste mundo quando isso acontecer...

Nenhum comentário:

Postar um comentário