Continuo escrevendo, editando, resumindo e expandindo meu livro e, por consequência, o universo em que ele acontece. O interessante, é que as ideias não deixam de aparecer só porque estou focando em um projeto. Isso me deixa bem confuso, pois as ideias podem ser no microuniverso desse mundo, ou no macrouniverso/multiverso que conecta todas as minhas ideias.
Às vezes é apenas uma palavra, ou uma expressão fora do lugar, como “bailarina”, “chapéu de coco” ou “fazer acontecer” (não que eu tenha relacionado essas). Outras, é simplesmente a ideia de misturar dois universos de magia urbana, não fazendo um, mas colocando os coadjuvantes de um livro no outro, mas com abordagens diferentes.
Um dos livros que pretendo fazer no futuro é uma fantasia urbana adolescente, com demônios e possessões. Bem legal, aliás. Outro é uma história de detetives, mas também com magia, porém em uma pegada mais adulta. (Não sei se deu para notar, mas sou meio fascinado por magia.) Não é algo do tipo Deuses Americanos encontra Sherlock Holmes, é adulto dentro do meu universo, uma coisa minha.
A questão é que meu macrouniverso é uma coisa só e, se as minhas histórias acontecerem no mesmo período de tempo, existe uma possibilidade imensa de personagens de livros ou contos se esbarrarem. Tanto porque eu quero, quanto porque, em um Rio de Janeiro atual com uma rede social mística bem-estruturada, alguém sempre vai conhecer alguém que vai conhecer alguém que conhece outro alguém. Brincadeiras à parte, isso significa que mesmo eu não conhecendo um morado de, digamos, Bom Jesus de Itabapoana, pode ser que o cara da loja em que eu compro meus livros tenha um amigo lá que, por um acaso, é primo dele. E minha vizinha pode já ter ficado com esse cara quando eles se esbarraram em Salvador durante o Carnaval. Se na vida real é assim, por que não nos livros?
Então, para resumo, digamos que eu esteja fazendo meu Multiverso (vou usar outro nome, não quero ser processado). Está tudo sempre conectado nos últimos detalhes? De forma alguma. É possível que os personagens de um livro venham a transitar em outro? Totalmente.
Enfim, vamos ver se isso sai do papel, pois estou muito interessado em fazer esse intercâmbio das páginas de um livro a outro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário